Pesquisa aponta que 80% dos moradores da fronteira EUA-México não querem muro

Miami, 18 jul (EFE).- Cerca de 80% das pessoas que residem na região da fronteira entre os Estados Unidos e o México são contrários à proposta do virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, de construir um muro entre os dois países, apontou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa, realizada entre "Univision", "Dallas Morning News" e o "Cronkite News", da Universidade Estadual do Arizona, indica que 86% das pessoas que vivem do lado mexicano da fronteira se opõem ao projeto. No lado americano, a rejeição ao muro chega a 72%.

Por outro lado, 10% dos residentes nas cidades fronteiriças mexicanas defendem as polêmicas propostas eleitorais de Trump, enquanto o apoio sobe para 22% nos municípios americanos. No entanto, apenas 2% dos americanos que concordam com a construção do muro acham que o México deveria pagar pela obra, como quer Trump.

A cidade que mais se opôs à proposta, que faz parte do programa eleitoral que será votado a partir desta segunda-feira na Convenção Nacional Republicana, é a cidade de Tijuana, vizinha de San Diego, na Califórnia.

Além disso, a pesquisa afirma que 69% dos mexicanos entrevistados e 59% dos americanos questionados acreditam que a campanha de Trump, repleta de mensagens duras contra a imigração, prejudica a relação entre os dois países.

O que ficou latente em ambos os casos são as estreitas relações entre os moradores da fronteira. De acordo com a pesquisa, 79% dos residentes dos EUA disseram que suas cidades "dependem" dos municípios mexicanos. O mesmo índice entre os mexicanos é de 69%.

A pesquisa, realizada entre abril e maio, foi realizada com 727 pessoas do lado mexicano e 700 americanos. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos