Eleitores latinos veem Trump como racista, tolo e perigoso, aponta pesquisa

Miami (EUA), 19 jul (EFE).- Os eleitores latinos descrevem o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, como "racista, tolo, instável e perigoso", segundo uma pesquisa realizada durante a convenção do partido nesta semana em Cleveland, no estado de Ohio.

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira pela Latino Victory Project, Fusion e Latino Decisions, evidencia que 79% a 83% dos entrevistados classificam o magnata imobiliário com esses adjetivos negativos, enquanto 24% a 27% o consideram honesto e inteligente.

O Partido Republicano, que oficializou Trump como candidato nesta convenção, também não se saiu bem na pesquisa. A maioria dos eleitores latinos entrevistados consideram a formação "anti-imigrante, velha, zangada, com uma atitude negativa e sem respeito pelos hispânicos".

A empresa responsável pelo levantamento explicou que realizará mais pesquisas durante a Convenção Nacional Republicana, que termina na quinta-feira, para mostrar "os sentimentos e atitudes dos latinos em relação a Trump e o efeito que estes sentimentos têm em seu ponto de vista sobre o Partido Republicano".

Cerca de 88% dos entrevistados disseram que "não amavam" Trump, que afastou os latinos com seus ideais de construir um muro na fronteira com o México e de deportar imigrantes ilegais, que são aproximadamente 11 milhões no país.

"O futuro de nossas famílias, de nossa comunidade, e os valores que fazem nosso país grande estão em jogo nas eleições de 2016. É por isso que a Latino Victory Fund trabalha ativamente para potencializar os latinos e assegurar que participem das eleições de novembro", disse Pili Tobar, diretor desse grupo hispânico.

A pesquisa, com margem de erro de 5,6%, entrevistou 300 eleitores latinos registrados e mostrou que 72% votariam na virtual candidata democrata, Hillary Clinton, contra 17% que apoiariam Trump.

A Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos (NALEO) calcula que mais de 13,1 milhões de eleitores hispânicos participarão das eleições presidenciais de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos