Macri: "Meu papel não é falar se vejo ou não presa a ex-presidente"

Buenos Aires, 19 jul (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse nesta terça-feira que deve ser "muito respeitoso" com seu "papel institucional", que segundo sua opinião "não é sair por aí dizendo" se acha que a ex-presidente Cristina Kirchner pode ir "presa", mas se trata de "um tema da Justiça".

Em uma entrevista para a emissora de TV "Rosario 3", o presidente argentino foi perguntado em referência à situação judicial de sua antecessora.

"O que eu vejo com alegria é que o que parecia impossível há um ano (...) está ocorrendo. Há uma Justiça que começa trabalhar em forma independente. Isso é importante para o fim da impunidade dos que governaram no passado, daqueles que governam agora e os que governarão no futuro", disse Macri.

Sobre isso, acrescentou que a mesma coisa aconteceu, por exemplo, "com o setor privado que foge e não paga seus impostos ou contamina o meio ambiente ou o criminoso que rouba".

"Tudo tem que ir nessa linha e está indo nessa linha", ressaltou Macri, insistindo que ele tem feito desde que se tornou presidente, em dezembro do ano passado, ou seja, se referindo aos juízes: "Senhores, vocês são um poder independente, não têm que esperar uma linha política do presidente".

Perguntado se ele acredita que sua antecessora pode parar na prisão, Macri foi taxativo e afirmou que com base nessa linha de trabalho da que fala, tem que ser "muito respeitoso" do seu papel institucional.

"Isso não quer dizer que eu quero ou não ver a presidente presa. Mas é uma questão da Justiça", esclareceu.

Nos últimos tempos, a ex-presidente manifestou sua convicção de que é vítima de uma perseguição política, da mídia e judicial.

"Espero que os juízes sejam precisos, que não haja perseguições, mas que aconteça a busca pela verdade", disse Macri.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos