Após falso alarme, suspeito de carregar explosivos em Bruxelas é detido

Bruxelas, 20 jul (EFE).- A polícia belga deteve nesta quarta-feira, após uma operação policial de várias horas no centro de Bruxelas, um indivíduo suspeito de carregar explosivos, que no fim era um estudante que examinava as radiações no centro da cidade, segundo informaram vários meios de comunicação locais.

A polícia belga realizou uma ampla operação em pleno centro da capital belga, depois que um guarda de segurança detectou um indivíduo "do qual saíam cabos da roupa".

O serviço de desativação de explosivos do Exército belga e as forças especiais belgas se deslocaram ao local.

O delegado de polícia Christian De Coninck relatou à Agência Efe que durante a tarde foi detectada uma pessoa na cêntrica praça da Monnaie que usava "roupas de inverno da qual saíam cabos".

Segundo declarou ao "Le Soir" o guarda que o viu, sua vestimenta e sobretudo os cabos que saíam de seu casaco espantaram vários comerciantes da zona.

A polícia chegou ao local e pediu que o indivíduo abrisse sua jaqueta, quando foi detectado um cinto do qual saíam cabos, o que fez os agentes recuarem e chamarem reforços, segundo a declaração do guarda.

A polícia determinou um perímetro de segurança na área afetada, que abrange a praça da Monnaie, a poucos metros da histórica Grand Place e da Bolsa, assim como uma rua de pedestre com muitos comércios.

As forças de segurança isolaram, além disso, ruas divisórias, e evacuaram uma biblioteca próxima e várias lojas.

Vários militares e bombeiros se desdobraram no centro junto a um forte dispositivo policial.

Durante o dispositivo, a polícia pediu aos meios de comunicação e aos cidadãos que não retransmitissem imagens ao vivo.

A circulação de metrô foi afetada e várias linhas de ônibus não circularam ao redor da zona sobre a qual foi estabelecido o perímetro, informou a empresa de transportes de Bruxelas (Stib).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos