Corpos de 22 imigrantes são resgatados em balsa no Mediterrâneo

Roma, 20 jul (EFE).- Os corpos de 22 imigrantes foram encontrados nesta quarta-feira a bordo de uma balsa no Mar Mediterrâneo por equipes de resgate que a socorreram, informou a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A ONG explicou que os corpos eram de 21 mulheres e um homem. As equipes de resgate foram ao encontro de duas balsas, a bordo das quais viajavam 209 pessoas que foram resgatadas, e os corpos foram achados em uma delas.

Entre os 209 sobreviventes havia 50 menores de idade e 45 deles estavam desacompanhados. A operação de salvamento conta com veículos da MSF e da associação humanitária "SOS Mediterranée".

"Quando nossa equipe alcançou a primeira balsa, viu corpos sem vida na base do bote em meio ao combustível", explicou em comunicado o chefe de missão da MSF para as Operações de Busca e Resgate, Jens Pagotto.

O representante da MSF afirmou que os sobreviventes tinham permanecido no navio com os corpos durante horas e "muitos deles estavam traumatizados para falar sobre o ocorrido". Por último, comentou que "ainda não está exatamente clara" a causa da morte dessas pessoas.

A MSF declarou que "é necessário que incidentes tão terríveis como este deixem de ocorrer de uma vez por todas".

"A União Europeia (UE) não pode seguir dando as costas ao povo que arrisca a vida no mar para fugir da violência, da pobreza extrema e das perseguições políticas", acrescentou a organização em comunicado.

Além disso, considerou que a UE "não pode e nem deve devolver (as pessoas) à Líbia ou a seus países de origem e deve retomar imediatamente suas operações de salvamento e resgate".

A Itália, ponte natural entre África e Europa, recebe um elevado fluxo de imigrantes procedentes do litoral norte do continente africano, sobretudo da costa líbia. Só nesta quarta-feira foram resgatadas no mar 567 pessoas, enquanto ontem foram salvas cerca de 3,2 mil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos