May diz que não ativará saída do Reino Unido da UE antes do fim deste ano

Berlim, 20 jul (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, reiterou nesta quarta-feira à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que o país realmente deixará a União Europeia (UE), mas que precisa preparar essas negociações e ter "claros" seus objetivos, por isso não invocará o artigo 50 do Tratado de Lisboa - que inicia o trâmite de saída - antes do fim deste ano.

Em entrevista coletiva em Berlim junto com Merkel em sua primeira viagem ao exterior como premiê, May declarou que o Reino Unido vai respeitar, enquanto continuar membro da UE, "os direitos e obrigações" do bloco, e garantiu que o "Brexit" não representa um afastamento dos aliados europeus, com os quais deseja manter relações "fortes" e "construtivas".

Após assumir que seus prazos não agradarão a todos, May afirmou que seu objetivo é trabalhar para respeitar não só a decisão dos eleitores britânicos, mas também os interesses dos parceiros europeus em benefício de ambas as partes.

"Quero que o Reino Unido continue trabalhando com nossos aliados europeus", declarou May em referência à necessidade de enfrentar juntos desafios como o crescimento econômico ou a luta contra o terrorismo.

A primeira-ministra britânica assumiu que negociar a saída da UE exigirá tempo e um trabalho "sério e detalhado", mas se mostrou convencida de que o processo será concluído com sucesso.

May reiterou em várias ocasiões sua intenção de trabalhar com "espírito construtivo" para negociar a saída ordenada da UE e garantiu que a Alemanha continuará a ser um "parceiro vital e um amigo especial" para o Reino Unido.

Após ressaltar os laços econômicos que unem os dois países, ela reconheceu que "a natureza da relação" mudará com o "Brexit", mas defendeu que ela continue o "mais próxima possível".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos