Após 1ª votação, português é favorito para suceder Ban Ki-moon na ONU

Nações Unidas, 21 jul (EFE).- O português António Guterres destacou-se nesta quinta-feira como o favorito para suceder Ban Ki-moon à frente da ONU na primeira votação confidencial realizada pelo Conselho de Segurança, disseram à Agência Efe fontes diplomáticas.

Ex-alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Guterres recebeu votos favoráveis de 12 dos 15 membros do Conselho e foi o único que não teve nenhum contra. Em segundo lugar na votação ficou o ex-presidente esloveno Danilo Turk, com 11 apoios.

A consulta, secreta e cujos votos não serão divulgados, é a primeira realizada pelo Conselho de Segurança, que nos próximos meses fará várias outras rodadas para tentar encontrar um candidato de consenso que depois proporá à Assembleia Geral.

Nesta primeira rodada, os 15 membros do Conselho de Segurança deviam assinalar se apoiavam - ou não - cada um dos 12 candidatos ou não emitir opinião.

O objetivo é fazer com que, pouco a pouco, os candidatos com menos apoios se retirem e que, a princípio para outubro, seja pactuado um nome para que seja ratificado pela Assembleia Geral.

Guterres, segundo fontes diplomáticas, foi o candidato que mais agradou a maioria de países durante as reuniões que todos eles tiveram com os Estados-membros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos