Democratas dos EUA apostam em estrelas do partido para sua convenção

Washington, 21 jul (EFE).- O Partido Democrata dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira uma lista com os oradores que discursarão em sua convenção da Filadélfia (Pensilvânia) na próxima semana repleta de estrelas do partido, entre as quais se destacam prefeitos, líderes latinos e potenciais pré-candidatos à vice-presidência.

Os democratas tinham antecipado há poucos dias seus principais oradores, liderados pelo presidente e a primeira-dama dos EUA, Barack e Michelle Obama; o principal rival de Hillary nas primárias, o senador Bernie Sanders; e o ex-presidente Bill Clinton.

Os oradores latinos que figuram nesta lista, ainda provisória, que o partido divulgou hoje são os congressistas Joaquín Castro, do Texas; Ruben Galego, do Arizona; e Luis Gutiérrez, de Ohio.

Na convenção da Filadélfia também falarão os líderes democratas que apareceram com mais força nas apostas para acompanhar Hillary na chapa presidencial, como a senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren, e o senador pela Virgínia, Tim Kaine.

Outros que falarão na Filadélfia e que foram cogitados para a vice-presidência são o governador do Colorado, John Hickenlooper, e os senadores Cory Booker e Sherrod Brown.

Na Filadélfia, os democratas também demonstrarão seu poder em nível local com um leque de prefeitos liderados pelo de Nova York, Bill de Blasio, e no qual também se destacam os de Los Angeles, Eric Garcetti; de Boston, Marty Walsh; da Filadélfia, Jim Kenney; de Atlanta, Qasim Reed; e de Detroit, Mike Duggan.

Além disso, discursarão a líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder democrata no Senado, Harry Reyd.

O ex-governador de Maryland e ex-pré-candidato nas primárias democratas, Martin O'Malley, também estará entre os oradores.

Além dos líderes do partido, também falarão na Filadélfia Astrid Silva, uma conhecida indocumentada do estado de Nevada assim como as mães de Eric Garner e Trayvon Martin, negros mortos nas ações de um policial e de um vigilante de segurança, respectivamente.

No campo dos famosos, estarão na Filadélfia as atrizes América Ferrera e Eva Longoria, a cantora Demi Lovato, a advogada Star Jones e os ex-jogadores da NBA, Kareem Abdul-Jabbar e Jason Collins, entre outros.

Os nomes dos oradores da Convenção Democrata contrastam com os da Republicana, na qual tomaram o protagonismo os familiares de Donald Trump, famosos e todo tipo de personagens controvertidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos