Força curdo-árabe dá 48 horas para Estado Islâmico sair de Manbech

Beirute, 21 jul (EFE).- O rebelde Conselho Militar de Manbech deu nesta quinta-feira um ultimato de 48 horas ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) para que abandone as armas e se retire desta cidade do nordeste da província síria de Aleppo.

Em comunicado, o grupo, que faz parte das Forças da Síria Democrática (SDF) - aliança armada curdo-árabe, que recebe apoio dos Estados Unidos -, informou que aceitará "a saída dos seguidores do 'Daesh' (acrônimo em árabe de Estado Islâmico), cercados dentro da cidade, com suas armas individuais, em um ponto selecionado" e que eles terão até 48 horas a partir da emissão deste comunicado para fazer isso.

"Esta iniciativa será considerada como a única e última oportunidade para os elementos do 'Daesh' cercados saírem dos bairros da cidade", advertiu.

O Conselho pediu que os moradores de Manbech que estejam acuados tentem sair da área de enfrentamento, "porque o terrorismo não hesitará em explodi-los como escudos humanos".

No comunicado, o grupo lembrou que o EI conseguiu controlar o distrito de Al Hizauna e outros do oeste da cidade.

"O 'Daesh' está encurralado no meio de um estado de recuo militar e psicológico", diz o texto.

Desde 31 de maio, as SDF realizam uma ofensiva para expulsar os jihadistas de Manbech, o principal reduto do EI na província de Aleppo.

A advertência ao EI e aos civis para que abandonem Manbech é feita dois dias após 56 cidadãos morrerem, em um bombardeio da coalizão internacional, que respalda às SDF, no povoado Al Tujar, na periferia norte.

Mais cedo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou que 35 mil menores estão retidos dentro e nos arredores de Manbech.

"Nas últimas seis semanas, e com a intensificação da violência, 2.300 pessoas morreram nessa região, entre elas dezenas de menores de idade", disse a representante do organismo na Síria, Hanna Singer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos