Maduro afirma que "está se abrindo um caminho" para diálogo com oposição

Caracas, 21 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira que "está se abrindo um caminho" para o diálogo político que convocou com a oposição do país sob a mediação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

"Está se abrindo um caminho para o que tem definitivamente que consolidar-se: um processo de diálogo político", disse o presidente venezuelano na entrada do Palácio de Miraflores, sede do governo em Caracas.

As declarações de Maduro aconteceram após a reunião que teve no palácio presidencial com o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, o ex-chefe de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e os ex-presidente do Panamá, Martín Torrijos, e da República Dominicana, Leonel Fernández, todos designados mediadores para o diálogo no país caribenho.

O chefe de Estado venezuelano agradeceu publicamente aos ex-presidentes por seu trabalho e destacou que tinham mantido 48 horas de "reuniões incessantes" com as delegações da oposição e do governo.

Maduro assegurou que o diálogo com a oposição se dará para falar sobre os problemas dos venezuelanos e em função de "reforçar" e "defender" a paz do país.

Mais cedo os ex-presidentes mediadores e Samper tiveram um encontro com uma delegação de dirigentes políticos da oposição, segundo informaram à Agência Efe fontes opositoras.

Os ex-presidentes tinham previsto realizar hoje uma entrevista coletiva para informar do resultado de suas gestões a favor do diálogo, mas esta foi finalmente cancelada.

Por sua parte, o presidente do parlamento venezuelano, o opositor Henry Ramos Allup, afirmou hoje que a oposição decidirá no próximo fim de semana se aceita participar ou não em uma mesa de diálogo com o governo de Maduro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos