Oposição venezuelana decidirá no fim de semana se dialoga ou não com Maduro

Caracas, 21 jul (EFE).- O presidente do Parlamento da Venezuela, o opositor Henry Ramos Allup, afirmou nesta quinta-feira que a oposição decidirá no próximo fim de semana se aceitará participar do diálogo com o governo de Nicolás Maduro impulsionado pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Allup fez este anúncio depois de revelar que na segunda-feira passada recebeu uma carta do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, na qual este lhe pede que, em sua condição de presidente do Legislativo, atenda ao convite para dialogar feito pelo presidente Nicolás Maduro.

"Esta carta ainda não respondi, penso em fazer isso este fim de semana", disse o opositor a jornalistas nas imediações da Assembleia Nacional (AN, Parlamento).

"A resposta a esta correspondência será em termos de aceitar o diálogo ou não aceitá-lo, e em ambos os casos haverá uma motivação exaustiva", disse o chefe parlamentar, garantindo que a decisão será tomada junto com um grupo de representantes da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática.

Samper está desde quarta-feira na capital venezuelana junto com o ex-chefe do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e com os ex-presidentes Martín Torrijos (Panamá) e o dominicano Leonel Fernández, que agiram como mediadores para essas conversas.

Os opositores se negaram a se sentar à mesa até que o governo não cumpra uma série de condições, entre elas a de garantir para este ano o referendo revogatório com o qual pretendem pôr fim ao mandato de Maduro, o respeito ao Parlamento e a "não utilização de outros poderes para quebrar a linha constitucional".

A oposição, reunida na Mesa da Unidade Democrática, também pede a ampliação da mediação internacional com a presença do Vaticano, a transferência para a Venezuela da sede das reuniões (até agora foram feitas na República Dominicana), o final das detenções "ilegítimas" e o reconhecimento do Parlamento, de maioria opositora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos