Conselho Executivo do FMI apoia Lagarde após confirmação de que será julgada

Washington, 22 jul (EFE).- O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstrou seu apoio à diretora do órgão, Christine Lagarde, após a revelação de que a mesma deverá se sentar no banco dos réus por um escândalo financeiro na França.

"O Conselho Executivo do FMI foi informado dos eventos recentes relacionados com esta matéria, e segue expressando sua confiança na capacidade da diretora de seguir realizando suas obrigações com eficácia", afirmou o diretor de comunicações do Fundo, Gerry Rice, em uma declaração.

A Corte de Cassação francesa, máxima instância judicial do país, confirmou hoje que Lagarde deverá se sentar no banco dos réus acusada de negligência na gestão de fundos públicos em uma indenização ao empresário Bernard Tapie.

A acusação envolve Lagarde quando era ministra da Economia da França na arbitragem privada que concedeu uma indenização milionária a Tapie pela venda do grupo de material esportivo Adidas, que tinha sido desapropriada do magnata.

Sobre o caso em si, Rice rejeitou fazer comentários por considerá-lo "inadequado" para a instituição.

A Corte de Justiça da República, encarregada de julgar os crimes cometidos por membros do governo no exercício de suas funções, acusou a então titular de Economia de dar, em outubro de 2007, instruções para aceitar uma arbitragem privada e esquivar assim o processo da justiça ordinária.

A Corte de Cassação decidiu em 30 de junho a anulação dessa arbitragem e um dia depois a Promotoria pediu que o recurso apresentado por Lagarde contra o julgamento fosse rejeitado.

O porta-voz do FMI garantiu em breve declaração que o Conselho Executivo "seguirá sendo informado sobre este assunto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos