EUA condenam "aparente ataque terrorista" ocorrido em Munique

Washington, 22 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos condenou nesta sexta-feira, "nos termos mais fortes", o "aparente ataque terrorista" que provocou a morte de "vários inocentes" na cidade de Munique, na Alemanha, apesar de as autoridades do país não terem encontrado, por enquanto, indícios de um "atentado islamita".

"Ainda não conhecemos todos os fatos, mas sim sabemos que este ato atroz matou e feriu várias pessoas no coração de uma das cidades mais vibrantes da Europa", destacou em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

"Os EUA trabalharão estreitamente com nossos parceiros alemães e colocaremos a sua disposição todos os recursos que possam ajudar na investigação, tal como prometeu o presidente Barack Obama", afirmou.

Pouco antes, em breve pronunciamento na Casa Branca, Obama ofereceu "toda ajuda" que possa ser necessária para a Alemanha lidar com o ataque, registrado em um shopping de Munique e no qual morreram pelo menos oito pessoas, segundo a polícia local.

Os agentes investigam se um nono cadáver encontrado nas imediações do local do ataque é de um dos atiradores.

"A determinação da Alemanha, dos EUA e de toda a comunidade internacional se manterá firme contra atos de violência desprezíveis como esse", concluiu Earnest no comunicado.

Obama está sendo informado e recebendo atualizações sobre o ocorrido em Munique por sua principal assessora contra o terrorismo.

Já a diretora de imprensa do Departamento de Estado dos EUA, Elizabeth Trudeau, disse que o governo americano está "acompanhando de perto" os eventos da Alemanha e trabalhando com as autoridades locais para determinar se há cidadãos do país entre as vítimas.

A virtual candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que a situação em Munique é "espantosa".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos