Ex-astro de "Star Trek" grava vídeo em espanhol para pedir votos contra Trump

Los Angeles (EUA), 22 jul (EFE).- O veterano ator americano George Takei, conhecido por seu papel de Hikaru Sulu na série e nos filmes originais de "Star Trek", gravou um vídeo em espanhol para pedir aos latinos que não votem em Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro.

O vídeo de quatro minutos e meio, publicado na quarta-feira em seu perfil oficial de Facebook e divulgado hoje pela imprensa americana, foi gravado em espanhol e conta com legendas em inglês.

"Estou dirigindo esta mensagem a meus fãs que falam espanhol e a seus amigos", afirma Takei no começo do vídeo. "Quero dar um pouco de perspectiva histórica e pessoal sobre como as palavras e os planos de Donald Trump podem ter consequências muito reais e terríveis", acrescenta.

Em seguida, o ator explica que, quando era pequeno, os políticos utilizaram o medo e o racismo contra a população de ascendência japonesa nos EUA, pessoas que, como ele, foram acossadas simplesmente porque, segundo o ator, se pareciam com os combatentes que bombardearam Pearl Harbor.

"Para eles todos éramos espiões e sabotadores. Não se podia confiar em ninguém. Quando Trump diz que todos os mexicanos são estupradores e traficantes de droga, é sua maneira de desumanizar grupos inteiros para iniciar seus planos", opina.

Além disso, rememora quando em 1942 a histeria anti-japonesa provocou a mudança forçada de mais de 120.000 cidadãos que residiam no litoral oeste.

"Ainda lembro o dia em que guardas armados apareceram em nossa casa com baionetas e nos obrigando a sair de nosso lar. Lembro das lágrimas da minha mãe enquanto saíamos com as poucas coisas que pudemos levar e deixávamos tudo pelo que tínhamos trabalhado tão duro", relata.

Takei considera que as mensagens de Trump possuem os mesmos "temores e ignorância" que os que obrigaram cidadãos americanos como ele a ser "prisioneiros" em seu próprio país.

"Donald Trump é um homem perigoso", adverte o intérprete, para em seguida destacar que "seus votos podem assegurar que nunca chegue ao poder e que a história não se repita".

O discurso de Trump ontem à noite para aceitar a indicação como candidato presidencial do Partido Republicano suscitou furor no país com uma inundação de reações, a maioria muito críticas com o magnata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos