Exército indiano intensifica busca por avião militar desaparecido

Nova Délhi, 22 jul (EFE).- O Exército indiano intensificou a busca pelo avião miliar desaparecido nesta sexta-feira quando voava com 29 pessoas a bordo ao arquipélago de Andaman e Nicobar, informaram fontes oficiais.

À zona foram enviados aviões, embarcações e um submarino, que reforçarão o dispositivo que o governo indiano desdobrou no Oceano Índico assim que foi confirmado o desaparecimento do aparelho.

O ministro da Defesa indiano, Manohar Parrikar, afirmou que o Exército dedica "todos seus esforços na busca" do Antonov AN-32 de suas Forças Aéreas e "do pessoal de serviço a bordo", através de uma mensagem em sua conta oficial no Twitter.

Um submarino da Marinha indiana se uniu às operações, segundo indicou nesta rede social um porta-voz das forças navais do país asiático.

O AN-32 desaparecido tinha previsto aterrissar em seu destino por volta das 11h30 local (3h, em Brasília) após ter decolado por volta das 8h30 (0h, em Brasília) da base aérea de Tambaram em Chennai, no sul da Índia.

O radar perdeu o rastro da aeronave meia hora depois da decolagem, segundo fontes do Ministério da Defesa indiano citadas pela agência local "Ians".

No avião estavam oito civis, seis membros da tripulação, 12 das Forças Aéreas indianas, um da Marinha, outro do Exército e um da guarda litorânea, segundo o portal de notícias "News18".

Os acidentes aéreos são comuns entre a frota militar do país asiático, que inclui ao redor de cem unidades do avião desaparecido, de fabricação russa.

No acidente mais grave dos últimos anos, os dez ocupantes de um avião das Forças de Segurança de Fronteiras indianas (BSF, sigla em inglês) morreram em setembro após a queda de uma aeronave em Nova Délhi.

Andaman e Nicobar é um remoto arquipélago indiano próximo aos litorais da Indonésia e Mianmar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos