Grupo solta balões com propaganda contra regime da Coreia do Norte

Seul, 22 jul (EFE).- Um grupo enviou nesta sexta-feira vários balões que partiram da Coreia do Sul em direção a Coreia do Norte carregados com propaganda contrária ao regime de Kim Jong-un em um momento de crescente tensão na península coreana.

Composto em sua maioria de desertores norte-coreanos, o grupo soltou cerca de 300 mil balões em Gimpo, cidade ao oeste de Seul, que fica perto da fronteira com a Coreia do Norte.

Os balões estavam carregando folhetos criticando o regime de Pyongyang e seu recente lançamento de mísseis de curto e médio alcance, além de 2 mil notas de um dólar e cerca de 1 mil cartões de memória USB com diversos materiais audiovisual.

A ação ocorre em um momento de crescente tensão na região após o acordo feito no dia 8 deste mês entre a Coreia do Sul e Estados Unidos para a implantação em território sul-coreano do sistema de Defesa de Área Terminal a Grande Altitude (THAAD), um escudo antimíssil projetado para interceptar mísseis hipoteticamente lançados pela Coreia do Norte.

Somado a isso estão as recentes sanções unilaterais aprovadas pelos EUA contra Kim Jong-un e outras figuras do regime norte-coreano por abusos dos direitos humanos.

Desde então a Coreia do Norte condenou as duas decisões e lançou recentemente um míssil a partir de um submarino, além de disparar no Mar do Leste (Mar do Japão) outros três mísseis de curto e médio alcance.

Por sua vez, ação com balões como a realizada hoje já protagonizou cenas de tensão em outubro de 2014 quando o Exército norte-coreano abriu fogo contra os balões na região da fronteira, o que acabou culminando com uma troca de tiros com tropas do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos