Obama e Peña Nieto realizam reunião bilateral na Casa Branca

(Corrige data).

Washington, 22 jul (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do México, Enrique Peña Nieto, se reuniram nesta sexta-feira para revisar a aliança bilateral seis meses antes de o líder americano deixar o poder, justo depois do fim da Convenção Nacional Republicana, que confirmou Donald Trump como o candidato do partido nas eleições de novembro.

Sentados lado a lado no Salão Oval da Casa Branca, Obama e Peña Nieto começaram o que pode ser o último encontro oficial entre eles em Washington, que será seguido por uma entrevista coletiva.

A reunião ocorre um dia depois de Trump ter aceitado a indicação republicana na convenção do partido, realizada em Cleveland, no estado de Ohio, no qual reiterou o discurso anti-imigração que irritou o governo mexicano. O empresário, inclusive, confirmou a proposta de construir um muro na fronteira entre os dois países.

A Casa Branca informou que os projetos do candidato republicano não estão na agenda da reunião. Segundo o governo americano, o objetivo do encontro é "destacar a aliança bilateral" com o México nos últimos meses de Obama na presidência.

Já a secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, afirmou que um dos trabalhos mais importantes que o governo de seu país tem que desempenhar nos EUA é o dever de informar o público americano sobre a importância da relação bilateral.

Assuntos de fronteira, mudança climática, energia e cooperação regional são alguns dos temas que serão discutidos por Obama e Peña Nieto no encontro, além do comércio entre os dois países, de acordo com comunicado divulgado pelo governo mexicano.

Fora da Casa Branca, cerca de dez manifestantes faziam um protesto pedindo a renúncia de Peña Nieto pelo caso dos 43 estudantes desaparecidos em Ayotzinapa, no estado de Guerrero, em setembro de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos