Seguro médico cobrirá implantes de travesti argentina que recorreu à Justiça

Buenos Aires, 22 jul (EFE).- Um seguro médico argentino afirmou que finalmente assumirá a cobertura da intervenção cirúrgica de implantes mamários de uma travesti argentina que a solicitou na Justiça, informaram nesta sexta-feira veículos de comunicação locais.

Sandy Sánchez apresentou um recurso para que o Instituto Autárquico Provincial de Obra Social (Iapos) da cidade de Rosário custeasse os implantes de glúteos e de mamas, além de uma depilação definitiva, ao alegar que estas cirurgias estão contempladas pela lei argentina sobre a identidade de gênero.

Em declarações divulgadas no jornal "El Litoral", o diretor do Iapos, Silvio González, disse que houve "demoras administrativas" nos trâmites, mas que não negaria a cobertura a sua afiliada, e confirmou que a operação será reconhecida pela entidade.

Mesmo com financiamento do Iapos, a intervenção será realizada em um hospital público de Rosário, já que estes tipos de operações cirúrgicas são efetuadas atualmente em clínicas e sanatórios privados.

González não determinou se serão cobertas também as outras intervenções solicitadas por Sánchez.

O diretor do Iapos assegurou que "é um tema complexo e é preciso levar em conta que os recursos são limitados e estas decisões não são neutras: os recursos que se destinam a uma intervenção não podem ser usados para financiar outras".

Em declarações a veículos de comunicação de Rosário, Sánchez defendeu a necessidade de ter acesso à depilação definitiva como forma de confirmar sua identidade de gênero.

O Iapos é o seguro médico dos funcionários públicos da província de Santa Fé, onde fica a cidade de Rosário.

Segundo disseram fontes do caso à agência estatal de notícias "Télam", o preço das intervenções requeridas pela litigante, funcionária de uma escola de Rosário, seria de cerca de 100.000 pesos (cerca de R$ 21 mil).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos