Trump aceita indicação como candidato republicano à presidência dos EUA

Cleveland (EUA), 21 jul (EFE).- O magnata Donald Trump aceitou nesta quinta-feira a indicação como candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos nas eleições do próximo dia 8 de novembro.

"Amigos, delegados e compatriotas americanos: eu, com humildade e gratidão, aceito sua indicação à presidência dos Estados Unidos", afirmou Trump perante o plenário da Convenção Nacional Republicana em Cleveland (Ohio).

"Juntos, levaremos nosso partido de volta à Casa Branca, e levaremos nosso país outra vez à segurança, à prosperidade e à paz", ressaltou o magnata nova-iorquino.

"Seremos um país de generosidade e amabilidade. Mas também seremos um país de lei e ordem", destacou Trump em seu discurso, que encerra hoje a convenção republicana, iniciada na segunda-feira.

O multimilionário foi eleito oficialmente nesta terça-feira como candidato republicano à presidência para as eleições de novembro durante a convenção de seu partido.

Na votação realizada na convenção, Trump conseguiu superar o número de 1.237 votos dos delegados, o mínimo necessário para oficializar a indicação.

No dia anterior, um grupo de delegados rebeldes tentou forçar uma mudança das regras para votar de forma independente no indicado, sem ater-se aos resultados obtidos em seus estados nas eleições primárias, a fim de descarrilar a candidatura do magnata.

A convenção esteve marcada pela divisão no seio do Partido Republicano, como prova a rebelião dos delegados da facção "Never Trump" ("Trump Nunca") e a frieza do setor tradicional do partido em relação ao magnata, a quem apoiaram de forma tímida.

Essa fratura se evidenciou nesta quarta-feira com a recusa do senador pelo Texas, Ted Cruz, grande rival de Trump durante os pleitos internos para a indicação presidencial do partido, a dar seu respaldo oficial ao empresário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos