Acusados de matar 13 jovens no México são condenados a 520 anos de prisão

Cidade do México, 23 jul (EFE).- A Justiça do México condenou a 520 anos de prisão dois homens envolvidos no sequestro e morte de 13 jovens em um bar da capital do país em 2013.

Ambos foram condenados por "privação da liberdade com o propósito de causar dano à vítima, em ofensa de 13 pessoas", disse a Procuradoria Geral de Justiça da Cidade do México em comunicado.

Os sentenciados são Mario Alberto Rodríguez e Gabriel Carrasco, que foram processados pelo desaparecimento de 13 pessoas, entre elas um menor de idade, que em 26 de maio de 2013 foram sequestradas em plena luz do dia em um bar da capital e depois assassinadas.

A Justiça determinou que os sentenciados não poderão receber "os substitutivos da pena de prisão, já que a condenação imposta passa de 5 anos, nem o benefício da suspensão condicional de sua execução, pela mesma razão".

Além disso, o juiz do caso interpôs uma multa de 5 milhões de pesos (US$ 270 mil) a cada um dos condenados.

"Em caso de insolvência total ou parcial devidamente credenciada por parte dos sentenciados, a multa poderá ser substituída por 39 mil jornadas de trabalho a favor da comunidade", afirma a sentença.

De acordo com as investigações do crime, os jovens estavam em um bar antes de seguirem para uma casa noturna, onde foram abordados por homens armados com roupas civis e com os rostos cobertos.

Em agosto de 2013, a Procuradoria mexicana anunciou a descoberta de uma fossa clandestina em um terreno do município de Tlalmanalco, na região central do país, com restos humanos que ficaram provados como sendo dos jovens.

Em setembro, um tribunal do México condenou a 520 anos de prisão outros três acusados do sequestro, entre eles Ernesto Espinosa Lobo, dono do estabelecimento onde os jovens estavam. Em dezembro, a mesma sentença foi aplicada a outros dois acusados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos