Topo

Incêndio na Califórnia atinge 8 mil hectares e ameaça 1,5 mil residências

24/07/2016 13h35

Los Angeles (EUA.), 24 jul (EFE).- Um incêndio descontrolado no vale de Santa Clarita, na Califórnia, atingiu mais de oito mil hectares e ameaça pelo menos 1,5 mil residências da região, o que obrigou o deslocamento de centenas de pessoas, informaram as autoridades locais neste domingo.

As evacuações foram ordenadas para os residentes de Sand Canyon e Placerita Canyon, ao norte de Los Angeles, informou o Departamento de Bombeiros.

O fogo com foco em Sand Canyon começou na tarde de sexta-feira e só foi contido em 10%, apesar do trabalho de mais de 900 agentes. As chamas eram vistas em áreas inabitadas até a tarde de sábado, quando o vento as alastrou da região noroeste até o sudoeste.

Pelo menos 17 casas ficaram destruídas pelas chamas nas zonas de Sand Canyon, Bear Divide e Little Tujunga, segundo Marc Peebles, do centro de atendimento de incidentes do sul da Califórnia.

O incêndio se estendeu com grande rapidez devido ao "calor excessivo, à baixa umidade e ao declive do terreno", comentou o supervisor do condado de Los Angeles, Michael Antonovich.

O fato de as chamas terem se propagado por encostas e barrancos complicou o trabalho dos bombeiros, analisou Daryl Osby, chefe do Corpo de Bombeiros do condado de Los Angeles.

"Este é o quinto ano de seca. Esse é o motivo pelo qual foi tudo da noite para o dia", avaliou.

A fumaça e as cinzas chegaram a áreas como Beverly Hills, West Hollywood e Santa Mônica (situadas cerca de 50 quilômetros ao sul da origem do fogo) e obrigou o condado a alertar sobre a qualidade do ar.

Os habitantes foram aconselhados a evitar fazer exercícios físicos "vigorosos" ao ar livre. Idosos, crianças pequenos e pessoas com problemas respiratórios receberam a recomendação de permanecer em suas casas.