Incêndio na Califórnia deixa um morto e 18 casas destruídas

(Atualiza com vítima e mais detalhes)

Los Angeles (EUA.), 24 jul (EFE).- Um incêndio descontrolado no vale de Santa Clarita, na Califórnia, deixou um morto e 18 casas destruídas neste domingo, após alcançar mais de 8,9 mil hectares de dimensão.

As autoridades confirmaram em entrevista coletiva a morte ocorrida no incêndio. Na noite de sábado havia sido anunciada uma investigação sobre a aparição de um corpo sem vida, aparentemente de alguém que morava em uma das casas destruídas pelo fogo.

O incêndio começou na tarde de sexta-feira e só foi contido em 10%, apesar do trabalho de mais de 900 agentes. O vento ajudou a espalhar as chamas e 1,5 mil residências estão sob risco, o que obrigou o deslocamento de centenas de pessoas.

Os edifícios destruídos ou afetados pelo fogo ficam localizados nas áreas de Sand Canyon e Bear Divide, segundo informou o Departamento de Bombeiros do condado de Los Angeles em sua página no Facebook.

O incêndio é combatido por cerca de 1,6 mil agentes e 122 veículos do Corpo de Bombeiros, cinco escavadeiras e 15 helicópteros.

Na sexta-feira, as chamas originadas em Sand Canyon atingiam zonas inabitadas até a tarde de sábado, mas o vento as alastrou do noroeste para o sudoeste.

O incêndio se estendeu com grande rapidez devido ao "calor excessivo, à baixa umidade e ao declive do terreno", comentou o supervisor do condado de Los Angeles, Michael Antonovich.

O fato de as chamas terem se propagado por encostas e barrancos complicou o trabalho dos bombeiros, analisou Daryl Osby, chefe do Corpo de Bombeiros do condado de Los Angeles.

"Este é o quinto ano de seca. Esse é o motivo pelo qual foi tudo da noite para o dia", avaliou.

A fumaça e as cinzas chegaram a áreas como Beverly Hills, West Hollywood e Santa Mônica (situadas cerca de 50 quilômetros ao sul da origem do fogo) e obrigou o condado a alertar sobre a qualidade do ar.

Os habitantes foram aconselhados a evitar fazer exercícios físicos "vigorosos" ao ar livre. Idosos, crianças pequenos e pessoas com problemas respiratórios receberam a recomendação de permanecer em suas casas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos