Topo

Mais de 144 milhões de brasileiros foram convocados para eleições municipais

25/07/2016 13h29

Brasília, 25 jul (EFE).- Um total de 144.088.912 eleitores terão direito ao voto em outubro nas eleições municipais que definirão os prefeitos e vereadores de 5.568 cidades do Brasil, informaram nesta segunda-feira as autoridades.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse número supera em 4% o censo do último pleito municipal, realizado em 2012.

O TSE indicou que, como ocorre há mais de uma década, as mulheres seguem sendo maioria entre os eleitores e representam hoje 52% do eleitorado.

As autoridades confirmaram que as eleições de outubro serão realizadas em todos os municípios com urnas eletrônicas, que em 1.540 deles (27,6% do total) funcionarão em sua totalidade com sistemas de biometria, que identificam o votante por suas impressões digitais .

O mesmo sistema será utilizado em outros 840 municípios, mas de maneira parcial, explicou o TSE.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse em entrevista coletiva que calcula-se que o número de candidatos, entre aqueles que aspiram a prefeitos e vereadores, deverá ficar entre 530 mil e 580 mil, que poderão iniciar suas campanhas a partir de 16 de agosto.

Segundo o calendário eleitoral, os partidos políticos deverão formalizar suas coalizões e apresentar seus candidatos antes de 5 de agosto.

O Brasil tem um total de 5.570 cidades, mas em duas delas não haverá eleições municipais: no Distrito Federal de Brasília, que invés de prefeito tem um governador, e no arquipélago Fernando de Noronha, que depende da cidade de Recife.