Organizações turcas são incendiadas na Holanda

Bruxelas, 25 jul (EFE).- Pelo menos duas organizações turcas na Holanda sofreram nos últimos dias ataques incendiários, o que aumentou as tensões vividas no país por causa da tentativa fracassada de golpe de Estado na Turquia, em 15 de julho.

Segundo a TV pública holandesa "NOS", uma câmera de segurança gravou ontem à noite dois homens jogando gasolina na entrada de uma destas organizações na cidade de Apeldoorn, na província de Güéldria. As portas anti-chamas, no entanto, evitaram que o fogo se alastrasse e causasse mais danos.

A organização vítima do ataque, chamada "Unie van Betrokken Ouders" (UVBO), trabalha com a prevenção da radicalização entre os jovens e é considerada próxima ao grupo de Fethullah Gülen, o clérigo e escritor exilado nos Estados Unidos e que o governo turco acusa de ser o cérebro do fracassado golpe de Estado.

A "NOS" ressalta que um incidente parecido aconteceu no fim de semana passado na cidade holandesa de Deventer, onde foi incendiado um prédio da sede da "Gouden Generatie", uma organização religiosa também acusada de estar vinculada ao movimento de Gülen.

A TV pública holandesa afirmou também que ao longo da semana passada foram registrados vários atos de vandalismo contra edifícios de organizações supostamente vinculadas a Gülen.

Na semana passada, em resposta à crescente tensão com a numerosa comunidade turca residente na Holanda, o ministro de Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, pediu aos cidadãos turcos que se sintam ameaçados ou intimidados que denunciassem os casos à Polícia, segundo o site "DutchNews".

"É fundamental levar a sério as ameaças e a intimidação e garantir que aqueles que estão por trás das incitações à violência não possam fazer o que bem entenderem", declarou o ministro em reunião informativa parlamentar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos