Topo

Sanders pede que eleitores votem em Hillary para derrotar Trump

25/07/2016 17h26

Filadélfia (EUA.), 25 jul (EFE).- O senador independente Bernie Sanders pediu nesta segunda-feira a seus militantes na Convenção Nacional Democrata que votem em sua rival nas primárias, Hillary Clinton, para derrotar o candidato presidencial republicano, Donald Trump, que classificou como "fanfarrão" e "demagogo".

"Trump é um fanfarrão e um demagogo. Ele fez da intolerância e do ódio a pedra fundamental de sua campanha", ressaltou Sanders na convenção que começa hoje na Filadélfia (Pensilvânia) para oficializar Hillary Clinton como candidata presidencial democrata e o senador Tim Kaine como seu vice-presidente.

"Temos que derrotar Donald Trump. Vamos escolher Hillary Clinton e Tim Kaine", pediu Sanders, que recebeu uma resposta dividida de seus seguidores, já que alguns aplaudiram e outros discordaram.

O pedido de Sanders e seu discurso nesta noite têm grande importância por ocorrerem em um momento crucial para o Partido Democrata, cujas divisões aumentaram neste fim de semana após um vazamento feito pelo Wikileaks.

O portal criado pelo ativista Julian Assange anunciou na sexta-feira a publicação de 19.252 e-mails do Partido Democrata, nos quais integrantes do partido falam de estratégias para enfraquecer Sanders em prol de Hillary durante as primárias.

A publicação do Wikileaks evidenciou as já conhecidas tensões entre a velha-guarda do partido e a campanha de Sanders, que ontem pediu a renúncia da presidente da formação, Debbie Wasserman Schultz.

A própria líder anunciou no domingo que deixará o cargo ao término da Convenção Nacional Democrata, na quinta-feira, e informou que não abrirá o evento de hoje e nem discursará perante os delegados, encarregados de emitir o voto para oficializar Hillary como candidata.