Topo

Terremoto de 6,3 graus sacode nordeste de Papua Nova Guiné

25/07/2016 23h00

Sydney (Austrália), 26 jun (EFE).- Um terremoto de 6,3 graus de magnitude sacudiu nesta terça-feira (data local) as águas ao sul da ilha de Manus, no noroeste de Papua Nova Guiné, sem que se tenha declarado alerta de tsunami ou informado de vítimas ou danos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do tremor no Mar de Bismarck a seis quilômetros sob o leito marinho.

O organismo situou o sismo 128 quilômetros ao sul de Lorengau, a maior cidade de Manus, e 724 quilômetros ao nordeste de Port Moresby, a capital do país.

O Serviço de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por riscos de onda gigante.

O arquipélago de Papua Nova Guiné está localizado sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida ao ano por cerca de 7.000 tremores, a maioria moderados.

Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu em 1998 o mar de Bismarck, no leste de Papua Nova Guiné, e originou uma onda gigante que arrasou dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.