Topo

Chavismo pede anulação de aliança opositora por fraude eleitoral

26/07/2016 22h11

Caracas, 26 jul (EFE).- O governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) pediu nesta terça-feira ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) o cancelamento da inscrição como legenda da opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), que solicita a ativação de um referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro, por "fraude eleitoral" no processo.

"Viemos solicitar o cancelamento da inscrição do partido político MUD por estar incurso na mais gigantesca fraude eleitoral de nossa história", disse o governista Jorge Rodríguez em declarações a jornalistas na sede do Poder Eleitoral em Caracas.

Rodríguez afirmou que a solicitação se deve às supostas irregularidades cometidas durante a coleta de assinaturas para solicitar a ativação do referendo, entre as quais citou a inclusão de dados de falecidos, inabilitados políticos e menores de idade.

O governista destacou que o CNE "está obrigado" a atender este requerimento do chavismo "imediatamente e de forma expedita", embora tenha evitado falar sobre as consequências que teria esta solicitação, se for aprovada, no processo para revogar o mandato de Maduro que é impulsionado pela oposição.

"Como se vai ativar um artigo da Constituição (o referendo revogatório) com um embasamento tão profundamente manchado?", se perguntou o governista depois de se reunir com a presidente do CNE, Tibisay Lucena, a quem entregou o documento com a solicitação de anulação.

No último mês de junho o chavismo apresentou um requerimento perante o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) pela suposta fraude nas assinaturas apresentadas pela oposição para solicitar a ativação do referendo.

A MUD, por sua parte, deve marchar amanhã até a sede do CNE em Caracas para pedir ao Poder Eleitoral que convoque a nova fase do processo para o revogatório, que consiste em colher "manifestações de vontade" equivalentes a 20% dos inscritos no Cartório Eleitoral, o que representa o apoio de cerca de quatro milhões de eleitores. EFE

hp/rsd

(foto)(vídeo)