Coreia do Norte utiliza Rio Han para enviar propagandas com ameaças para Seul

Seul, 27 jul (EFE).- A Coreia do Norte enviou panfletos com ameaças e propaganda para a Coreia do Sul em pequenas bolsas flutuantes através do Rio Han, informou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa sul-coreano, uma estratégia completamente nova, embora de duvidosa efetividade.

As Forças Armadas sul-coreanas encontraram na última sexta-feira vários destes panfletos na foz do rio, cujas águas são compartilhadas pelas Coreias, revelou hoje à Agência Efe um porta-voz de Defesa.

Os textos continham, segundo o porta-voz, ameaças de ataques ao país vizinho com os novos mísseis balísticos de médio alcance Musudan, testados com sucesso no início deste mês pelo regime de Kim Jong-un.

Além disso, incluíam referências ao "Dia da Vitória", como a Coreia do Norte chama o fim da Guerra da Coreia (1950-1953) e cujo o aniversário de 63 anos é lembrado hoje.

As Forças Armadas sul-coreanas anunciaram a vigilância na região será aumentada e manterão em estado de alerta seus soldados para detectar possíveis atividades propagandistas adicionais por parte do regime norte-coreano.

Desde o fim da Guerra da Coreia, os dois países organizaram ou financiado várias atividades de distribuição de propaganda política como parte da "guerra psicológica" entre seus sistemas irreconciliáveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos