Topo

Papa diz para jovens do Texas que no mundo eles devem jogar como "titulares"

27/07/2016 10h06

Cidade do Vaticano, 27 jul (EFE).- O papa Francisco enviou nesta quarta-feira uma vídeo-mensagem aos jovens do Texas, nos Estados Unidos, e, fazendo uma analogia ao futebol, disse que no mundo estamos jogando uma partida "na qual não há lugar para reservas".

"Vocês devem enfrentar a vida como titulares, com coragem. Olhem sempre para frente, olhem sempre para o horizonte. Não deixem que a vida ponha muros diante de vocês. Sejam corajosos para querer mais, com valor", disse o pontífice para um grupo de quase 500 pessoas, a maioria de origem latina, reunidas espiritualmente na cidade americana de Brownsville aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Polônia.

Francisco, que ressaltou a importância de ter consideração com "a herança deixada pelos mais velhos", pediu que os jovens pratiquem o bem.

"Eu sei que alguns dos vocês me perguntarão: 'Padre, o senhor nos fala de olhar horizontes e de lembrar coisas, mas hoje, o que faço?' Jogue na vida! Hoje, assuma a vida como está e faça o bem aos demais", explicou o pontífice.

E acrescentou: "Hoje, vocês estão jogando no mundo uma partida na qual não há lugar para reservas. Ou você joga como titular ou está fora", disse ele.

Francisco também pediu para que o grupo guarde os ensinamentos, olhe para frente, assume a realidade e siga adiante.

"Deus chama a ser fértil! Não tenham medo! Joguem para valer. A vida é assim", exclamou, antes de encerrar o vídeo desejando um "lindo encontro".