Topo

Presidente polonês diz perante papa que "o mundo necessita de valores e fé"

27/07/2016 13h37

Cracóvia, 27 jul (EFE).- O presidente polonês, Andrzej Duda, recebeu nesta quarta-feira o papa Francisco em sua chegada à Cracóvia para participar da Jornada Mundial da Juventude e em seu discurso de boas-vinda na catedral de Wawel disse que "o mundo está necessitado dos valores e da fé que o pontífice encarna".

O líder polonês, que antes de ir a Wawel tinha recebido o papa no aeroporto de Balize, agradeceu a Francisco sua primeira visita à Polônia, um país que recentemente celebrou o 1050° aniversário de sua cristianização.

"Fico feliz que este encontro se desenvolva na cidade de João Paulo II, o local desde onde decidiu servir como chefe espiritual do mundo", destacou Duda.

O chefe do Estado polonês lembrou em várias ocasiões a figura de Karol Wojtyla, o precursor da Jornada Mundial da Juventude, um encontro "onde milhares de jovens de todo o mundo se reúnem em comunhão e irmandade, independentemente de sua origem, língua ou condição".

Duda também rememorou a visita de João Paulo II a Varsóvia em 1979, "quando pronunciou palavras que ficaram para a história: que o Espírito desça e renove a face da terra".

"No ano de 1979 essas palavras anteciparam a mudança política que a Polônia viveu posteriormente, quando as autoridades que eram inimigas da fé, assassinavam sacerdotes e perseguiam os sacerdotes foram embora e os poloneses recuperaram a liberdade", acrescentou. EFE

nt/ff