Topo

Renzi pede a May "clareza" e "certeza" no processo do "Brexit"

27/07/2016 11h29

Roma, 27 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, pediu nesta quarta-feira à primeira-ministra britânica, Theresa May, "clareza" e "certeza" no processo que levará o Reino Unido ao abandono da União Europeia (UE).

"Respeitamos a decisão de deixar a Europa e é do interesse de todos ter um cronograma preciso que facilita o caminho e dê certeza. Estamos prontos para trabalhar juntos de uma forma sem precedentes", disse Renzi, em entrevista coletiva após o encontro realizado entre ambos em Roma.

Ela, por sua vez, reafirmou a sua posição e disse que o Reino Unido precisa de tempo para se preparar para as negociações oficiais.

"Respeitaremos nossas obrigações. Queremos transformar o 'Brexit' em um sucesso", acrescentou a primeira-ministra britânica, lembrando que ontem houve uma reunião em Londres do órgão encarregado das negociações com a UE para colocar a decisão dos britânicos em prática.

Segundo May, é fundamental a colaboração de países-membros como a Itália.

"Abandonaremos a EU, mas continuaremos sendo parte da Europa", disse.

Perguntado sobre se considera possível que se convoque um novo referendo no Reino Unido dado a pouca margem com o qual ganharam os defensores da saída da UE, Renzi respondeu: "Brexit é Brexit. Não podemos abrir as discussões de novo".