Topo

Aumenta para 73 número de mortos devido a inundações edeslizamentos no Nepal

28/07/2016 08h46

Katmandu, 28 jul (EFE).- O número de mortos devido a inundações e deslizamentos de terra registrados nos últimos três dias no Nepal aumentou para 73, enquanto o de desaparecidos chega a 15, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

O porta-voz do Ministério do Interior do Nepal, Yadav Koirala, informou que hoje morreram sete pessoas e reconheceu que embora os trabalhos de busca dos desaparecidos continuem, o número de mortos poderia aumentar nas próximas horas.

Além disso, "mais de 30 pessoas ficaram feridas e 76 casas sofreram danos permanentes", acrescentou Koirala.

Segundo o porta-voz, o distrito mais afetado é o de Pyunthan, cerca de 400 quilômetros a oeste de Katmandu, onde 34 pessoas morreram e outras seis continuam desaparecidas.

Um número ainda a ser determinado de pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das enchentes e dos deslizamentos de terra, enquanto mais de cem foram resgatadas pelas equipes de emergências.

As fortes chuvas causam todo ano no país centenas de mortos, embora o Ministério do Interior tenha informado que as chuvas de monção estão sendo este ano particularmente copiosas, por isso que o número poderia ser maior.

O Comitê Central de Ajuda em Desastres Naturais do Nepal pediu ao governo que destine 750 milhões de rúpias nepalesas (cerca de US$ 7 milhões), em ajudas para as zonas afetadas.