Autoridades sírias retomam bairro de Aleppo e abrem corredores humanitários

Beirute, 28 jul (EFE).- As autoridades sírias recuperaram nesta quinta-feira o controle de um bairro de Aleppo (norte) e abriram quatro corredores humanitários na parte oriental da população, controlada pela oposição e assediada pelo Exército.

Fontes militares, citadas pela agência de notícias oficial "Sana", apontaram que unidades militares retomaram completamente o distrito de Beni Zaid, no norte da urbe, onde sapadores do Exército trabalham agora para desativar artefatos explosivos colocados em ruas e em casas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos explicou que os leais ao regime de Bashar al-Assad tomaram o controle de Beni Zaid, que estava em poder de grupos islâmicos, após uma operação lançada a madrugada passada na zona.

Por outro lado, a mesma fonte apontou que as autoridades sírias, em colaboração com as russas, abriram hoje quatro corredores humanitários nos distritos do leste de Aleppo.

Helicópteros militares lançaram panfletos com mapas onde indica o local pelo qual as pessoas que desejem deixar esse área podem sair.

Um dos corredores vai desde a chamada rotunda do Norte até a rotunda de Al Lirmun; o segundo vai desde uma instituição governamental na área de Bustan al Qasr até o bairro de Al Mashariqa; e o terceiro se estende desde o parque Seif Al Daula até o estádio de Hamdaniya e a estrada que une Aleppo e Damasco.

O último começa na mesquita de Al Sheikh Said e acaba na zona de Al Hader.

Além disso, helicópteros militares lançaram pacotes de comida com letras em russo e fraldas para bebês na metade oriental da cidade.

Moscou anunciou hoje o início de uma "operação humanitária de envergadura" em Aleppo, que envolve o uso das Forças Armadas russas para a abertura de quatro corredores seguros que permitirão à população e aos guerrilheiros da oposição moderada deixar a cidade.

O Exército sírio confirmou ontem o cerco total aos distritos orientais de Aleppo, em poder de organizações armadas opositoras, após o corte de todas as vias de provisões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos