Topo

Governo da Venezuela comemora nascimento de Hugo Chávez com várias homenagens

28/07/2016 15h43

Caracas, 28 jul (EFE).- O governo da Venezuela comemora nesta quinta-feira os 62 anos de nascimento de Hugo Chávez com vários atos e uma cerimônia oficial no Quartel da Montanha, onde várias pessoas se reuniram para prestar homenagem em frente ao túmulo do ex-presidente, que governou o país por 14 anos até morrer em 2013.

"Hoje celebramos com os Povos do Mundo os 62 anos de vida do Comandante Hugo Chávez... e dizemos: A Pátria Segue", escreveu o presidente do país, Nicolás Maduro, em sua conta no Twitter.

Quase todos os dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o mesmo de Chávez e que segue no poder, escreveram mensagens de homenagem nas redes sociais, especialmente no Twitter.

O canal de televisão estadual "VTV" retransmitiu atos comemorativos em Caracas e outras cidades do interior do país, como Falcon, no noroeste, onde inauguraram um laboratório de informática com o nome do ex-presidente do país.

Na capital, várias centenas de venezuelanos foram até o Quartel da Montanha, onde depositaram flores e puderam ver uma exposição fotográfica sobre a vida do "Comandante Eterno", como Chávez é chamado pelos simpatizantes do PSUV.

As Forças Armadas da Venezuela publicaram um comunicado assinado pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrinho López, no qual pedem a população para usar "a força moral e o sentido de justiça que caracterizaram Chávez para enfrentar os momentos difíceis que o país está atravessando", indicou a nota.

Os líderes da oposição não fizeram comentários sobre a data, embora alguns internautas, contrários a Maduro, usaram o Twitter para escrever críticas ao chavismo pela crise econômica atual.

Maduro deve participar na tarde de hoje do ato principal de homenagem a Chávez no Quartel da Montanha, acompanhado de deputados e ministros chavistas, que destacaram os valores do líder morto.