"Não acreditem em uma palavra que saia da boca de Trump", diz vice de Hillary

Filadélfia (EUA), 27 jul (EFE).- O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Tim Kaine, advertiu nesta quarta-feira em seu discurso de aceitação que os americanos "não podem acreditar em uma só palavra que saia da boca de Donald Trump".

"Nunca diz como vai fazer todas essas coisas que diz que vai fazer. Simplesmente diz 'Acreditem em mim, Acreditem em mim'", disse o senador de 58 anos, que imitou os trejeitos do magnata causando risos e aplausos no público presente no ginásio Wells Fargo Center, na Filadélfia, onde acontece a Convenção Nacional Democrata.

"Vai ser maravilhoso, acreditem! Vamos construir um muro e o México vai pagar por ele, acreditem! Não há nada suspeito em minha declaração da renda, acreditem!", ironizou Kaine sobre a maneira como Trump se dirige a seus simpatizantes.

O candidato democrata à vice-presidência criticou duramente as palavras vazias de Trump, que considerou uma falta de respeito com os cidadãos americanos.

Além disso, o senador pela Virgínia lembrou vários dos fracassos do magnata, como a falência de vários de seus negócios ou as acusações de fraude que pesam sobre a Universidade Trump, que supostamente pressionava estudantes para vender cursos sobre negócios imobiliários e finanças.

Sua retórica divisória, em contraposição às políticas inclusivas que quer implementar junto com Hillary, também foi alvo de seu discurso: "Não fui eu, mas a ex-primeira-dama Barbara Bush que disse que não sabia como alguma mulher poderia votar nele após seus comentários ofensivos".

Kaine aproveitou seu discurso para mostrar-se duro com o magnata, mas quis também contar a história de sua vida, enquanto exibia seu espanhol fluente e o público latino também lhe ovacionava no mesmo idioma.

"Hillary Clinton e eu somos companheiros da alma", ressaltou em espanhol Kaine, que garantiu que quando viveu em Honduras aprendeu que a melhor palavra para definir alguém não é "amável" ou "rico", mas "pronto" porque isso significa "preparado, provado no combate, sólido como uma rocha e pronto para qualquer coisa".

"E Hillary Clinton está pronta", concluiu Kaine, fazendo eco do lema de campanha da ex-primeira-dama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos