Topo

Pedro Pablo Kuzcynski toma posse como novo presidente do Peru

28/07/2016 13h34

Lima, 28 jul (EFE).- O economista Pedro Pablo Kuczynski tomou posse nesta quinta-feira como novo presidente do Peru em cerimônia no Congresso que contou com a presença de seis líderes latino-americanos, além do rei emérito Juan Carlos da Espanha.

A presidente do parlamento, Luz Salgado, foi quem passou a faixa presidencial de Kuczynski, de 77 anos, em um ato que não teve a participação do Ollanta Humala, que está deixando o cargo.

Após a posse como presidente do Peru até 2021, Kuczynski fará seu primeiro pronunciamento à nação. Horas depois, seus ministros também tomarão posse no palácio de governo do país.

Participaram da cerimônia o rei Juan Carlos da Espanha e os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, da Argentina, Mauricio Macri, do México, Enrique Peña Nieto, do Chile, Michelle Bachelet, do Equador, Rafael Correa e da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, e os vice-presidentes de Bolívia, Uruguai, Guatemala, El Salvador e Nicarágua.

Em uma das eleições mais apertadas das últimas décadas no Peru, Kuczynski ganhou de Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, no segundo turno.