Rajoy aceita formar governo a pedido do rei Felipe VI

Madri, 28 jul (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy (PP, centro-direita), aceitou nesta quinta-feira a incumbência do rei Felipe VI de formar governo, embora reconheça não ter apoio, e se prepara para negociar eventuais acordos com outros partidos, segundo anunciou depois de se reunir com o monarca.

Rajoy garantiu que na sexta-feira abrirá uma rodada de negociações com os principais partidos políticos espanhóis, nos quais fará "todos os esforços possíveis para conseguir os acordos que a Espanha necessita" em um "prazo razoável".

O candidato à reeleição declarou que o país precisa de um governo "o mais rápido possível", tanto por razões políticas e econômicas como pela aprovação do limite de despesas do Estado, pela adoção de medidas para reduzir o déficit pedidas por Bruxelas e pela aprovação dos orçamentos espanhóis.

O objetivo de Rajoy é evitar "terceiras eleições", e afirma que resolver esta situação é uma questão de "vontade política". O presidente do governo espanhol interino, cuja administração está há sete meses em situação de impasse, fechou hoje a rodada de conversas com Felipe VI para formar governo.

Durante os encontros, os líderes dos principais partidos - o socialista PSOE, os liberais Ciudadanos e a coalizão de esquerda Unidos Podemos - informaram nesta quinta-feira que seus votos perante uma eventual posse de Rajoy seria "não".

Rajoy evidenciou hoje a necessidade de um governo que faça frente "ao desafio defensor da soberania" do parlamento regional da Catalunha, que ontem autorizou o início do processo de independência de maneira unilateral.

A Espanha teve que repetir as eleições no dia 26 de junho, após os partidos não chegarem a um acordo para a formação do novo governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos