Topo

Segundo terrorista de igreja francesa também estava fichado pela polícia

28/07/2016 05h07

Paris, 28 jul (EFE).- O segundo dos dois terroristas que mataram na última terça-feira um padre durante uma tomada de reféns em uma igreja de Saint-Étienne du Rouvray, na França, também estava fichado pela polícia, da mesma forma que o primeiro.

A emissora "BFM TV" informou que Abel Malik Petitjean, de 19 anos, foi fichado no dia 29 de junho por tentar ir para a Síria, mas não respondia nenhum processo judicial.

O terrorista, que foi morto junto com seu companheiro após fazer refém cinco pessoas durante uma hora, ferir duas delas - além de assassinar o padre -, foi identificado graças à comparação de seu DNA com o de sua mãe.

Sua ficha policial não incluía nenhuma foto, acrescentou a "BFM TV", segundo a qual dias antes do atentado na igreja, serviços de inteligência estrangeiros tinham advertido ao governo francês que um homem planejava cometer um atentado na França.

A advertência não ia acompanhada de um nome, mas sim de uma fotografia que acabou por ser a de Malik.

Os agentes encontraram também uma foto dele na casa de Adel Kermiche, o primeiro terrorista identificado, que aparece em um vídeo de propaganda divulgado pelo Estado Islâmico (EI) onde os dois jovens juram lealdade ao grupo jihadista.

Os investigadores não foram capazes de divulgar a identidade de Malik em um primeiro momento devido ao estado em que ficou seu corpo após o ataque das forças de segurança.

A "BFM TV" afirmou hoje que a mãe do segundo terrorista, identificada como Yamina, deixou de ter notícias na segunda-feira de seu filho, que ele tinha falado que ia visitar um primo que morava perto de Nancy, no oeste da França.

Segundo a imprensa francesa, os agentes detiveram três pessoas próximas a Malik e apreenderam equipamentos de informática na casa do jovem, que invadiu a igreja armado com facas e com falsos explosivos.