Hillary: "Quando uma barreira cai nos EUA, o caminho se abre para todos"

Filadélfia (EUA), 28 jul (EFE).- A candidata democrata americana, Hillary Clinton, disse nesta quinta-feira que "quando uma barreira cai nos Estados Unidos, o caminho se abre para todos", em referência ao fato histórico que representa sua indicação como primeira mulher a concorrer à presidência do país por um grande partido.

"Quando não há tetos, o céu é o limite", destacou em seu discurso de aceitação, no qual assegurou que essa história que hoje começa com ela "será escrita por todos" nos anos vindouros quando chegar à Casa Branca.

"'Mais fortes juntos' não é só um slogan de nossa campanha. É o princípio que nos guia como o país que sempre fomos", declarou a ex-secretária de Estado na Convenção Democrata, que está sendo realizada no ginásio Wells Fargo Center, na Filadélfia.

Em um equilibrado e potente discurso, Hillary misturou a defesa dos valores americanos com as críticas a seu rival republicano, Donald Trump, a quem, com dose de ironia, atacou em repetidas ocasiões.

"Basta com a intolerância e a grandiloquência. Donald Trump não está oferecendo uma mudança real, está oferecendo promessas vazias. Aqui está a triste verdade: Não há outro Donald Trump. Isso é tudo", alfinetou.

Além disso, a candidata democrata rejeitou que o multimilionário saiba, como ele mesmo assegura, "mais que os generais sobre o Estado Islâmico", e negou que o magnata esteja qualificado para ser comandante-em-chefe do país.

"Donald Trump diz: 'Sei do Estado Islâmico mais do que sabem os generais'. Não, Donald, você não sabe", disparou a candidata.

"Um homem a quem se pode provocar com um tweet não é um homem no qual possamos confiar com armas nucleares", acrescentou Hillary, em alusão às contínuas batalhas dialéticas que Trump trava através das redes sociais.

A ex-secretária de Estado delineou também seus objetivos políticos ao chegar à Casa Branca, desde fazer tudo possível para evitar os abusos de Wall Street, passando por aprovar a reforma migratória, conseguir a igualdade salarial entre homens e mulheres, e reforçar a luta contra a mudança climática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos