Topo

Forças iraquianas recuperam 2 povoados das mãos do Estado Islâmico

31/07/2016 20h57

Bagdá, 31 jul (EFE). - As Forças Armadas do Iraque expulsaram neste domingo o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) de duas pequenas localidades de Al Khalidiya, localizada a cerca de 100 quilômetros ao oeste da capital, Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os povoados de Abu Abd e Al Kartan estão situados ao leste da cidade de Ramadi, capital de Al-Anbar, onde o EI tem ainda uma forte presença, apesar de ter perdido território devido à ofensiva das tropas do governo.

As forças iraquianas, com o apoio de aviões da coalizão internacional e do Exército, retomaram Abu Abd dos extremistas após enfrentamentos que terminaram com a morte de 15 terroristas e a destruição de quatro de seus veículos.

Além disso, as forças conjuntas, que incluem unidades da Polícia, o Exército e corpos antiterroristas, libertaram Al Kartan após confrontos que causaram dezenas de mortes e deixaram vários feridos nas frentes jihadistas, cujo número não foi especificado pela fonte. Nas operações militares, também foi possível reconquistar uma grande quantidade de armas e equipamentos do EI.

A fonte informou que dois agentes da Guarda de Fronteira morreram e outros cinco ficaram feridos em um ataque suicida com carro-bomba realizado contra a sede do II Regimento deste corpo, em Al-Anbar. A explosão causou grandes danos ao edifício, situado ao oeste da cidade de Al Rutbah, 280 quilômetros ao oeste de Ramadi.