Representante da ONU vai à Síria para preparar nova rodada de diálogos

Cairo, 31 jul (EFE). - O mediador-adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Ramzy Ezzeldin Ramzy, foi neste domingo a Damasco para preparar com o governo do presidente sírio, Bashar al Assad, a nova rodada de conversas de paz, que a entidade deseja que começar no final de agosto em Genebra, na Suíça.

A agência de notícias oficial síria, "Sana", informou que Ramzy e sua delegação se reuniram na capital síria com o vice-ministro de Relações Exteriores, Faisal Mekdad, com o qual abordaram esta possibilidade. Mekdad disse ao representante da ONU que o governo sírio está "preparado para retomar as conversas incondicional prévias e sem interferências externas", segundo a "Sana". Além disso, afirmou que todas as partes "têm que se concentrar na luta contra o terrorismo".

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou há poucos dias que seu "número dois" viajaria a Damasco para apresentar sua nova proposta para relançar o processo negociador, enquanto o próprio mediador tem previsão de ir a Teerã.

"Queremos apresentar ao governo sírio nossa última proposta sobre as ideias que temos para facilitar o reinício das negociações", afirmou o mediador na quinta-feira passada.

De Mistura não deu mais detalhes sobre sua proposta, mas anteriormente anunciou seu desejo de convocar uma nova rodada negociadora no final de agosto na Suíça, onde aconteceram as anteriores. Além disso, garantiu que a ONU está trabalhando para redigir propostas que tentem resolver "os temas mais difíceis ligados ao diálogo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos