Com tango "queer" entre atrações, Buenos Aires abre festival anual LGBT

Buenos Aires, 1 ago (EFE).- A terceira edição do Buenos Aires Diversa, festival anual LGBT da capital da Argentina, começou nesta segunda-feira no bairro La Boca e reunirá até o próximo domingo atividades inclusivas como um show de tango 'queer' e um fórum internacional de negócios.

Ao longo da semana, aulas de tango 'queer', um ônibus turístico LGBT que percorrerá o bairro San Telmo e espetáculos em diferentes quadras do centro da capital colorirão o festival de uma das cidades 'gay-friendly' do mundo.

"É o único festival destas características que há na América Latina. Apesar de muitas cidades terem sua edição da passeata do Orgulho Gay, este é um festival dedicado exclusivamente à comunidade", disse à Agência Efe Fernando Amre, porta-voz do BA Diversa.

O governo da capital argentina espera superar as 3 mil pessoas que contabilizaram em algumas ocasiões anteriores e, segundo Amre, o plano para o ano que vem é elevar o festival à categoria "internacional".

Um dos elementos centrais da programação é a Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT, o Gnetwork360, uma reunião que acontece todo ano na capital argentina e que, nesta ocasião, celebra sua nona edição com mais de 14 mil presentes.

Este é o evento de marketing de destinos e turismo LGBT mais importante do continente, que ano a ano consagrou Buenos Aires como capital deste tipo de turismo.

Neste ano, especificamente, os organizadores decidiram coincidir as datas do festival com a conferência com o objetivo de promover o turismo LGBT ao redor do país, como afirmou Amre.

"Buenos Aires posicionou-se como capital gay número 1 da América Latina e número 7 do mundo", lembrou o dirigente, que ressaltou que a capital argentina está acima de outras cidades importantes da região, como o Rio de Janeiro, em relação ao respeito aos direitos humanos e segurança para estes coletivos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos