Forças iraquianas expulsam EI e retomam controle de região ao oeste de Bagdá

Bagdá, 1 ago (EFE).- As forças do Iraque retomaram nesta segunda-feira o controle total da região de Al Jaldiya, 85 quilômetros ao oeste de Bagdá, após expulsar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) da área, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

A região se encontra 20 quilômetros ao leste de Ramadi, capital provincial de Al-Anbar (oeste do Iraque), e é palco desde ontem de duros confrontos entre os jihadistas e as tropas governamentais, apoiadas pela aviação da coalizão internacional.

A fonte explicou que pelo menos 75 supostos terroristas morreram nestes enfrentamentos e vários jihadistas foram capturados.

Além disso, as tropas governamentais destruíram várias sedes do EI e apreenderam grandes quantidades de armas, acrescentou.

Por outra parte, a fonte indicou que seis soldados iraquianos morreram e 15 ficaram feridos na explosão de vários artefatos durante a passagem de uma patrulha militar pela área de Al Bushehab, em Al Jaldiya.

As forças iraquianas, apoiadas pela milícia xiita Multidão Popular, começaram ontem uma ampla campanha para arrebatar esta área do EI e libertaram os povoados de Abu Abid e Al Kartan.

O EI mantém ainda uma destacada presença em Al-Anbar, apesar de ter perdido território, devido à ofensiva das tropas governamentais nesta província.

O grupo extremista irrompeu no Iraque em 2014 e conquistou amplos territórios do oeste e do norte do país, mas desde então perdeu parte de seus domínios em ações das forças de Bagdá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos