África do Sul realiza amanhã eleições locais mais acirradas de sua história

Johanesburgo, 2 ago (EFE).- Mais de 26,3 milhões de sul-africanos estão habilitados a votar amanhã nas eleições municipais mais apertadas dos 22 anos de história democrática do país.

O principal partido da oposição, Aliança Democrática (AD), aspira pela primeira vez arrebatar cidades como Pretória, Port Elizabeth e Johanesburgo ao Congresso Nacional Africano (CNA), que governa o país desde o fim do apartheid. Já o populista Lutadores pela Liberdade Econômica (LLE) poderia ter a chave para que o AD chegue ao poder em algumas prefeituras.

O pleito foi apresentado pela oposição como um referendo sobre o presidente do país e líder do CNA, Jacob Zuma, cujos sete anos no poder foram marcados por escândalos de corrupção e a queda do crescimento econômico. Uma derrota estrepitosa do CNA poderia pôr interditar a posição de Zuma dentro de seu próprio partido, no qual várias figuras destacadas pediram sua saída.

A campanha eleitoral esteve marcada pela insistência do CNA em tachar à AD como "partido dos brancos". Enquanto, a formação opositora - que tem suas origens na oposição parlamentar ao apartheid - se reivindicou como "o único partido que defende o legado de Nelson Mandela", que pertenceu até sua morte ao CNA.

Em um encontro com correspondentes estrangeiros em Johanesburgo, o ministro de governança corporativa, David van Rooyen, mostrou hoje "preocupação" pelos incidentes violentos ocorridos nas semanas anteriores à votação. Pelo menos 25 pessoas foram assassinadas e outros episódios violentos relacionados ao processo eleitoral foram registrados.

Para evitar mais incidentes nesta quarta-feira, o governo desdobrará milhares de soldados das forças de segurança em todo o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos