Força curdo-árabe afirma ter arrebatado do EI quase 80% de cidade síria

Beirute, 2 ago (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD) arrebataram do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) quase 80% da superfície da cidade de Manbech, um dos redutos dos radicais na província setentrional de Aleppo, disse nesta terça-feira à Agência Efe um porta-voz rebelde.

"Nosso avanço continua, estamos agora a menos de um quilômetro do centro da cidade", disse à Agência Efe por telefone o porta-voz do Conselho Militar de Manbech e sua periferia, Shervan Derwish, cuja organização luta junto às FSD.

Derwish explicou que sua força está progredindo desde o sul e o leste de Manbech, onde as FSD iniciaram uma ofensiva para expulsar o EI no final de maio.

Durante o dia de hoje, mais de cem famílias fugiram desta cidade em direção a áreas sob o controle das FSD na periferia dessa cidade.

Situada no nordeste de Aleppo, Manbech é um dos duas fortificações do EI na província junto à cidade de Al Bab, localizada cerca de 20 quilômetros de distância.

O EI proclamou no final de junho de 2014 um califado na Síria e Iraque, onde tomou partes do norte e do centro de ambos Estados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos