Kerry se reunirá com Macri e irá à abertura dos Jogos Olímpicos

Washington, 2 ago (EFE).- O secretário de Estado de Estados Unidos, John Kerry, decolará amanhã rumo a Buenos Aires, onde se encontrará com o presidente Mauricio Macri, e na sexta estará no Rio de Janeiro para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos.

Kerry, que permanecerá na Argentina até quinta, debaterá com Macri "sobre cooperação em assuntos regionais e globais", informou nesta terça-feira o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em sua entrevista coletiva diária em Washington.

O chefe da diplomacia americana também participará junto a sua colega argentina, Susana Malcorra, do Diálogo de Alto Nível EUA-Argentina para abordar "desafios presentes e futuros, incluindo assuntos bilaterais, regionais, multilaterais e econômicos".

Além disso, Kerry se reunirá com diretores da Câmara de Comércio Argentino-Americana para tratar as relações comerciais entre ambos os países. Kirby acrescentou que "pode haver outra parada (do secretário de Estado) nesta viagem", mas não deu detalhes sobre.

Após a visita à Argentina, Kerry irá liderar a delegação de seu país na inauguração da Olimpíada na próxima sexta-feira, anunciou hoje o presidente do país americano, Barack Obama.

Segundo um comunicado emitido pela Casa Branca, a delegação americana assistirá eventos de atletismo, se reunirá com atletas e participará da cerimônia de inauguração.

A delegação também será integrada - entre outros - pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde; a secretária de Estado adjunta para a América Latina interina, Mari Carmen Aponte, e Mark Spitz, ex-nadador que conseguiu sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Durante sua visita ao Brasil, onde ficará até sábado, Kerry também se reunirá com o chanceler brasileiro, José Serra, informou o Departamento de Estado em comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos