Líder do Irã acusa Estados Unidos de descumprimento de acordo nuclear

Teerã, 2 ago (EFE).- O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, acusou os Estados Unidos de descumprimento do acordo nuclear assinado entre seu país e as potências do Grupo 5+1 e considerou o mesmo um "exemplo claro" da necessidade de desconfiar das promessas feitas pelo "inimigo".

O líder, a máxima figura política e religiosa do país, disse na segunda-feira em um discurso diante de centenas de cidadãos de todo o país que foram até a sua residência, e até agora são suas palavras mais duras contra do denominado Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, em inglês).

"Hoje, até mesmo os diplomatas e aqueles que estiveram presentes nas negociações nucleares repetem o fato de que EUA estão rompendo com suas promessas, e enquanto fala suave e docemente, está obstruindo e danificando as relações econômicas do Irã com outros países", disse Khamenei.

O líder estava se referindo as repetidas queixas por parte das autoridades iranianas pelas supostas pressões que os EUA fazem sobre os bancos e as instituições financeiras globais para impedi-los de trabalhar com o Irã apesar do acordo nuclear, em vigor desde o início deste ano, exigiu um fim a todas as sanções econômicas contra o país.

Para Khamenei, esta situação revela que "o JCPOA, como experiência", demonstrou que é "inútil negociar com os americanos", dada sua "falta lealdade com as promessas", e apontou que portanto "é preciso desconfiar dos juramentos de Washington".

"Autoridades americanas dizem que querem negociar com a gente também sobre temas regionais, mas a experiência do JCPOA nos diz que tomar esse passo seria um veneno mortal e que as declarações dos EUA não podem ser confiáveis em nenhum momento", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos