Rússia entrega ao Cazaquistão cinco sistemas de mísseis antiaéreos S-300

Astana, 2 ago (EFE).- O ministro da Defesa do Cazaquistão, Imangali Tasmagambetov, e seu colega russo, Serguei Shoigu, assinaram um acordo para ampliar a cooperação técnica-militar, o que inclui a entrega de cinco sistemas de mísseis antiaéreos S-300 russos ao Cazaquistão, informou nesta terça-feira o governo cazaque.

"Assinamos um acordo que abre novas fronteiras para nosso futuro trabalho no campo da cooperação técnica-militar", disse Tasmagambetov após a reunião com Shoigu.

Segundo o Departamento de Defesa cazaque, a Rússia entregou ao Cazaquistão cinco sistemas de mísseis antiaéreos S-300. Além disso, o país está realizando um procedimento para a transferência de mais de 170 mísseis antiaéreos.

"Desde o ano passado, o acordo russo-cazaque de cooperação técnica-militar esteve em vigor. Isto permitiu a nossas Forças Armadas receber armas modernas ao mesmo preço que o Exército russo como aviões de combate Su-30cm, transporte militar e helicópteros de combate Mi-171SH e Mi-35, meios de inteligência eletrônica e acompanhamento, assim como outras armas", informou o Ministério cazaque.

No marco dos acordos, o Ministério da Defesa remarcou a importância das novas condições do uso do "Nodo Baljash" no sistema de alarme de ataques com mísseis, que inclui a ação conjunta dos Ministérios de Defesa do Cazaquistão e Rússia.

O radar "Nodo Baljash" é parte do sistema russo de alerta antecipado (EWS, por sua sigla em inglês) situado na região cazaque de Qaraghandy.

Com este radar, pretende-se dar continuidade à exploração do espaço exterior na zona de ação, à detecção e ao acompanhamento automático de mísseis balísticos e objetos espaciais, assim como a definição dos parâmetros de seus movimentos e a emissão de informação aos centros de comando EWS.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos