Tempestade tropical Earl se forma no noroeste do Caribe

Miami, 2 ago (EFE).- A tempestade tropical Earl se formou nesta terça-feira sobre o noroeste do Caribe e segue em direção oeste rumo à costa norte de Honduras, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 14h (19h GMT, 16h de Brasília), o CNH afirmou que Earl, a quinta tempestade tropical da temporada, apresentava ventos máximos constantes de 85 km/h e estava 340 quilômetros ao sul da ilha Grande Caimão, nas Ilhas Cayman.

A tempestade tropical, cujo centro está perto da latitude 16.3 norte e longitude 80.8, se movimenta a uma velocidade de 35km/h, embora a expectativa seja de uma redução da intensidade do avanço nos próximos dois dias.

Nesta velocidade, o centro da tempestade tropical se aproximará ainda nesta noite à costa norte de Honduras. Depois, deve chegar na quarta-feira a Belize e à península de Iucatã, de acordo com o centro meteorológico.

O CNH estima que Earl fará um giro nas próximas horas em direção ao noroeste e prevê que aumentará sua força quando estiver próxima à península de Iucatã. O centro meteorológico avisou que as fortes chuvas podem gerar inundações repentinas e deslizamentos de terra, com risco elevado de mortes.

Earl é a quinta tempestade tropical da atual temporada de furacões no Atlântico, que vai de junho a novembro. Antes, foram formadas Alex (a única que se transformou em furacão), Bonnie, Colin e Danielle. As duas primeiras surgiram ainda antes do início do período.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos