Trump teme fraude em resultado das eleições de novembro nos EUA

Washington, 2 ago (EFE).- O candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, teme que as eleições do novembro no país possam ser "fraudadas" e comparou sua rival democrata, e ex-secretária de Estado Hillary Clinton, com o próprio "diabo".

"Temo que possa haver fraude nas eleições, tenho que ser honesto", comentou na segunda-feira Trump durante um comício em Columbus, no estado de Ohio.

Pouco depois, durante uma entrevista à emissora "Fox", o magnata reiterou esse mesmo temor.

Sobre o dia 8 de novembro, data prevista para o pleito nos EUA, Trump advertiu que é melhor ter cuidado, "porque esta eleição vai ser fraudada. Espero que os republicanos estejam atentos ou eles vão tirar ela de nós".

Também na segunda-feira, desta vez em um comício no estado da Pensilvânia, Trump deu mais um passo em seus ataques contra Hillary Clinton e comparou a ex-secretária de Estado com o "diabo".

Segundo Trump, o senador Bernie Sanders, que foi rival de Hillary nas primárias democratas, deveria ter seguido com sua campanha ao invés de apoiar a ex-secretária de Estado.

"Ele (Sanders) teria sido um herói". "Mas fez um pacto com o diabo. Ela (Hillary) é o diabo", afirmou o magnata.

Trump fez essas declarações depois que foi alvo de muitas críticas por parte da cúpula de seu partido e de famílias de militares ao confrontar os pais imigrantes e muçulmanos de um soldado americano morto no Iraque, que discursaram na Convenção Nacional Democrata na semana passada.

Após essa convenção, realizada na Filadélfia, Hillary lidera as pesquisas de intenção de voto contra Trump, de acordo com vários levantamentos divulgados nas últimas horas.

O mais recente, da emissora "NBC" e publicado nesta terça-feira, mostra a candidata democrata com oito pontos de vantagem sobre Trump (50% contra 42%), enquanto a pesquisa da semana anterior mostrava um quase empate entre ambos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos